Notícias

Comunidades das Terras Indígenas Tadarimana e Tereza Cristina recebem ações de saúde

A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), do Polo Base Rondonópolis, realizou na última semana diversas ações na T.I. Tadarimana, localizada no município de Rondonópolis e Tereza Cristina em Santo Antônio de Leverger. A iniciativa teve como foco dar início a campanha de vacinação bivalente. Nesta primeira etapa, os idosos acima de 60 anos foram imunizados.


Com o objetivo de esclarecer e orientar sobre a importância da alimentação saudável, os indígenas da comunidade Tadarimana participaram uma palestra sobre distúrbios alimentares e de que forma a alimentação incorreta pode acarretar em complicações clínicas, desenvolvendo doenças associadas. As palestras foram realizadas pela nutricionista Idaleuza Calomezore, o psicólogo Thiago Aiamari kavopi, o enfermeiro José Alex Uapodonepa, que contaram com o suporte das técnicas em enfermagem Sônia Rosa Bocard e Diana Kiga.


Já na comunidade TI Tereza Cristina foram realizadas palestras sobre a campanha Março Amarelo, Lilás e Azul acompanhando o calendário nacional de saúde que aborda temas sobre diversas doenças. “O amarelo que traz a endometriose, o lilás que lembra sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero. Este trabalhado foi feito em conjunto com as ações do dia da mulher em que foi reforçado a importância do auto cuidado e a necessidade da realização do preventivo para rastreio da doença. E por fim, o azul-marinho que fala sobre a prevenção do câncer colorretal. Doença silenciosa e que se descoberta precocemente aumentam as chances de tratamento e sobrevida”, explicou a enfermeira Ronicleia Aparecida Ferreira dos Santos.


Os indígenas tiveram atendimentos como puericultura em crianças de 0 a 5 anos, pré-natal, acompanhamento dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e idosos. Além de palestras e rodas de conversas e dinâmicas por faixa etária com crianças, adolescentes, mulheres e idosos que aconteceram em dias alternados.

Publicado em 03/04/2023