Notícias

Comunidade Manoá compartilha saberes durente oficna de Medicina Tradicional Indígena

Cerca de 50 pessoas participam do evento que valoriza os conhecimentos milenares da cultura indígena

Com o objetivo de resgatar e ensinar as práticas da medicina tradicional, a Equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, promove dos dias 31 de julho a 04 de agosto uma Oficina de Medicina Tradicional. A iniciativa contribui na preservação da cultura ancestral indígena e no compartilhamento de saberes.

Localizada no município de Bonfim, mais de 800 famílias indígenas das etnias Wapixana, Makuxi e Ingariko integram a comunidade Manoá. Os participantes da oficina aprenderam sobre a utilização de ervas e raízes encontradas na região, que possuem propriedades terapêuticas. As técnicas de preparo foram minuciosamente ensinadas, sempre destacando o respeito e a conexão com a natureza como base fundamental desses conhecimentos.

Responsável pela Medicina Tradicional Indígena no DSEI, Ondeide Gomes destacou que a atividade representa o fortalecimento da cultura e uma oportunidade para que os mais jovens compreendam a importância dos saberes dos mais velhos. “Este encontro foi sem dúvida, uma celebração da sabedoria ancestral e uma manifestação de resistência cultural, evidenciando a importância da preservação da diversidade étnica e a valorização dos conhecimentos tradicionais na construção de uma sociedade mais harmoniosa”, concluiu.

Publicado em 03/08/2023