Comunidade indígena Haliti-Paresi discute sobre o uso das plantas medicinais

Com o objetivo de despertar o interesse das comunidades indígenas e não indígenas sobre o uso das plantas medicinais, a equipe do Polo Base TGA, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, realizou no dia 30 de abril o Primeiro Webinar Ednoturismo Medicinal Indígena. O evento, que aconteceu na aldeia Wazare, na Terra Indígena Haliti-paresi em Campo Novo dos Parecis (MT) contou ainda com a inauguração da primeira Farmácia Viva.

Além de abordar sobre a valorização das plantas medicinais, o conhecimento dos pajés, raizeiros e benzedeiras durante a ação foram realizadas roda de conversas voltadas aos saberes tradicionais, medicina alternativa, preparação correta dos chás, como produzir uma farofa enriquecida e vinho medicado.

Da etnia Haliti-paresi, a farmacêutica do Polo, Valdeiza Avelino Ozanaezokero pontuou que o objetivo é promover ações que contribuem com a troca de conhecimento. “Como profissional de saúde indígena, quero repassar para minha população assistida o conhecimento que aprendi durante minha graduação e pós-graduação”, disse. O encontro contou com a participação de representantes do Condisi, Casai, cooperativas, Unemat associações indígenas e Instituto do Saber Ativo.

Publicado em 02/05/2023