Profissionais de Saúde que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Cuiabá, realizam neste mês diversas ações da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenir o câncer de mama. Responsável pela iniciativa na Terra Indígena Sararé, a enfermeira Elândia Chaves Caetano, explicou que em cada comunidade é utilizada uma abordagem e forma de comunicação.
A enfermeira destacou a participação da comunidade durante a Roda de Conversa que aconteceu na Aldeia Wasusu Central. “Elas fizeram bastante perguntas, em que busquei esclarecer todos os pontos, falamos sobre as gravidades dos cânceres de mama e do colo do útero, assim como a importância do exame e o porque a enfermeira faz a coleta do exame preventivo. Na nossa Região as mulheres recebem ações continuadas sobre diversos temas”, disse.
No Complexo Sararé 60% das mulheres que já realizaram o exame preventivo de mama e do colo de útero e na comunidade Wasusu 100% das mulheres já fizeram os exames. A Roda de Conversa na Aldeia Wasusu contou com a participação de todas as mulheres, assim como adolescentes e algumas crianças e homens da comunidade. Conforme programação, na próxima quarta-feira, 12, a iniciativa será realizada na Comunidade Indígena Sararé Central.
Publicado em 10/10/2022