Com o objetivo de apresentar o balanço de ações de 2023 de diversos órgãos que prestam serviços nas comunidades indígenas que integram o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) promoveu a 31ª Reunião Ordinária. A iniciativa aconteceu dos dias 14 a 16 de dezembro.
A agenda contemplou uma análise das atividades realizadas ao longo do ano, trazendo à tona o compromisso dessas entidades com o bem-estar e a saúde das populações indígenas. Dentre os principais pontos discutidos, destacam-se as apresentações do balanço de ações da SESANI em 2023, bem como as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Apoio Logístico (SELOG), Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) e Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI).
O evento, que reuniu representantes de diferentes segmentos, proporcionou uma visão abrangente das realizações e desafios enfrentados pelos órgãos que compõem o Condisi. Durante as apresentações, foram abordados detalhes sobre a eficiência das ações desenvolvidas, impacto na comunidade indígena e as perspectivas para o futuro.
Gilmar Koloizomae, vice-presidente do Conselho, ressaltou a relevância de uma saúde indígena de qualidade e destacou o papel vital desempenhado pelo Condisi na busca constante por melhorias. Ele salientou a importância da integração de vários setores para o sucesso das iniciativas e expressou otimismo em relação às perspectivas futuras.
A 31ª Reunião Ordinária do Condisi não apenas prestou contas do ano que se encerra, mas também solidificou o compromisso dessas entidades com a saúde e o bem-estar das comunidades indígenas. Com a troca de experiências e a definição de metas para o futuro, a reunião reforçou a importância do diálogo contínuo e da colaboração entre os órgãos envolvidos para a construção de um cenário mais positivo para a saúde indígena em Cuiabá.
Publicado em 18/12/2023