Notícias

SESAI: AIS e AISAN de todo o Brasil estão recebendo kits com equipamentos, uniformes e capacitação

 

 

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) está investindo na capacitação e atualização de agentes indígenas com o objetivo de melhorar as atividades de prevenção, manutenção e recuperação da saúde dos indígenas dentro das aldeias.

Por meio da plataforma gratuita Universus, do Ministério da Saúde, e também pelo YouTube da SESAI, os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e os Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) terão acesso a conhecimentos técnicos e novas metodologias que vão potencializar, inclusive, a capacidade de resposta ao enfrentamento da COVID-19 em território indígena.

A atualização é oferecida com base em conteúdo exclusivo em vídeo e texto, desenvolvidos por especialistas e técnicos ligados à SESAI.

 

Objetivo

 

A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) prevê que nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena deverão ter em sua composição Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e os Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). Por integrarem as comunidades nas quais atuam, estes agentes desempenham um papel fundamental nas ações de saúde, incluindo-se o enfrentamento a COVID-19 nos territórios indígenas.

Investir na capacidade de resposta dos AIS e dos AISAN propicia sua efetiva atuação na identificação precoce dos diversos casos, bem como no respectivo monitoramento dos mesmos. Ainda diante da pandemia, é preciso primar pela saúde bem como por ações efetivas de saneamento e qualidade da água.

Visando valorizar ainda mais o importante trabalho desses profissionais, aproximadamente 7.000 kits de equipamentos estão sendo distribuídos. O kit do AIS é composto por camiseta, prancheta, jaleco, boné, máscara, termômetro infravermelho com bateria, balança pediátrica, infantômetro / antropômetro horizontal, fita antropométrica, discos de avaliação do estado nutricional e mochila. O kit do AISAN é composto por béquer, frasco coletor, pisseta, boné, jaleco, máscara, prancheta portátil e sacola SESAI.

Os AIS e AISAN estão recebendo on-line orientações por meio do curso de Atualização para Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento, com 24 horas. O curso orienta o uso dos kits, bem como reforça o conhecimento com temas importantes como a importância do cuidado com a saúde da mãe e da criança indígena, cuidados com o lixo na comunidade, ações que contribuem para melhorar a qualidade da água, reforço quanto às medidas de prevenção contra a COVID-19 e incentivo a vacinação.

 

Estrutura e Inscrição

Para otimizar o acesso imediato a todos os agentes indígenas, o curso está disponibilizado no Ambiente Virtual UniverSUS Brasil e também no YouTube da SESAI.

Essa estrutura permite que os Agentes possam assistir aos vídeos no Youtube e depois se inscrever no UniverSUS para realizar a avaliação final e assim obter o certificado. Também podem optar por realizar todo o curso, inclusive assistir aos vídeos, diretamente na plataforma UniverSUS.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como se cadastrar na Plataforma UNIVERSUS para participar do curso:

 

 

 

Nos próximos meses, a SESAI também estará realizando a etapa presencial dos cursos nos distritos. As primeiras turmas já iniciaram em maio, no DSEI Alagoas-Sergipe.

Para acessar todos os vídeos do curso, clique aqui

Para se inscrever no curso acesse: https://universusbrasil.saude.gov.br

 

(Fonte: Sesai)

Publicado em 24/05/2021