Notícias

Agosto Dourado: Equipe do DSEI Cuiabá promove ações sobre o aleitamento materno na Aldeia Tadarimana

Profissionais da Saúde que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, Polo Base Rondonópolis realizaram na última semana, na Aldeia Tadarimana, uma roda de conversa sobre Saúde Infantil. A iniciativa teve como foco conscientizar e orientar a comunidade local sobre o aleitamento materno e a importância de amamentar nos primeiros seis meses de vida da criança.

De acordo com a enfermeira Enedy Pimmel, coordenadora do Polo Rondonópolis o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento saudável da criança. “Além disso, após essa fase inicial, após 6 meses, é crucial introduzir alimentos complementares apropriados, levando em consideração a cultura, mantendo, contudo, a amamentação até o segundo ano de vida da criança, ou até mesmo além”, explicou.

Conforme a enfermeira, a palestra foi um espaço para quebrar tabus, trocar saberes e experiências. “As mães presentes compartilharam suas crenças e realidades, construindo um ambiente de aprendizado mútuo. O evento marcou um passo significativo na promoção do bem-estar infantil e no fomento do aleitamento materno na Aldeia Tadarimana. A união dos profissionais de saúde, aliada ao compartilhamento de conhecimentos e à quebra de estigmas, reforçou a mensagem de que o aleitamento materno é um presente de vida que transcende fronteiras culturais e é essencial para a saúde e o futuro das crianças”, concluiu a coordenadora.

Publicado em 21/08/2023