Uma iniciativa do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá está transformando a rotina das escolas indígenas na região do Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Focada em atividades lúdicas, a ação que faz parte do Programa Brasil Sorridente, busca elevar a autoestima das crianças, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância da saúde bucal.
Ministrada pela cirurgiã-dentista, Viviane Severo, as atividades incluem palestras sobre a importância da higiene bucal. As crianças também participam de jogos educativos, teatros de fantoches, oficinas práticas de escovação e são contempladas com a distribuição de kits de higiene bucal, com escovas, cremes e fio dental.
De acordo com a cirurgiã-dentista, Viviane Severo, a abordagem lúdica visa aumentar o conhecimento das crianças sobre práticas de higiene. “A ação não apenas leva informações sobre cuidados bucais, mas também busca fortalecer a autoestima das crianças indígenas, mostrando como a saúde bucal pode impactar positivamente a vida. Com dentes saudáveis, as crianças ficam mais confiantes, o que reflete diretamente na autoestima”, ressalta Viviane Severo.
Brasil Sorridente
O Programa Brasil Sorridente visa promover a saúde bucal da população brasileira, oferecendo serviços odontológicos gratuitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Destina-se a toda a população brasileira, com foco especial em grupos mais vulneráveis. O programa inclui a distribuição de kits de higiene bucal, tratamentos odontológicos. Esses serviços são ofertados em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família, que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico.
Publicado em 14/10/2024