SALA DE VACINA: Profissionais do DSEI Cuiabá participam de capacitação para aplicação de imunizantes

Dando continuidade a atualização dos profissionais de saúde, que atuam na vacinação dos povos indígenas, a Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba (MG), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, iniciou na última segunda-feira, 17, a capacitação da 3ª turma da Sala de Vacina composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Distrito.

Com certificação de 40 horas, o curso aborda conceitos básicos, os desafios relacionados às vacinas e à vacinação além dos protocolos e procedimentos para aplicação dos imunizantes e, ainda, o calendário vacinal dos povos indígenas. A capacitação em Sala de Vacina segue até sexta-feira, 21.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da capacitação, Giselly Patrícia, a iniciativa contribui na qualificação dos profissionais da saúde, principalmente aqueles envolvidos nas ações de imunização nas comunidades indígenas. “Não podemos deixar de agradecer a Fundação São Vicente de Paulo e a coordenação do DSEI Cuiabá por apoiar a realização de mais uma capacitação em Sala de Vacina. É importante destacar que além do conhecimento apresentado, o curso é também uma oportunidade das equipes trocarem experiências sobre as atividades e desafios no exercício da função”, explicou Giselly na cerimônia de abertura da terceira turma da capacitação. O evento contou com a presença do Coordenador do DSEI Cuiabá, Audimar Rocha.

Vale lembrar que o DSEI Cuiabá atua em 10 Pólos-Base e atende 9519 indígenas que estão inseridos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid- 19. Com o empenho das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI, foram imunizados com a primeira dose 96,5 % dos indígenas maiores de 18 anos de idade e com a segunda 88,6%. 92,4% dos indígenas maiores de 60 anos de idade já receberam a dose de reforço.

Publicado em 19/01/2022