Notícias

Profissionais da enfermagem que atuam no DSEI Leste participam de curso sobre Atualização em Obstetrícia e Cuidados ao Recém-nascido

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima, participam até sexta-feira, 10, do curso de Atualização da Enfermagem em Obstetrícia e Cuidados ao Recém-nascido. A formação visa melhorar os atendimentos que são realizados pela equipe de saúde às gestantes das comunidades e ampliar a assistência nos Polos Base.

Coordenador Local da conveniada Fundação São Vicente de Paulo (FSVP)  no DSEI Leste, Aldemar Brito explica que as formações são contínuas e sempre com foco nos temas e aspectos vivenciados no dia a dia nas comunidades indígenas. “Buscamos sempre oferecer as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), cursos que contribuam com o desempenho das atividades diárias. No decorrer da semana, 30 profissionais participam desta formação”, afirma o coordenador.

Vale ressaltar que o trabalho de obstetrícia e cuidados com as crianças apresentados durante o curso seguem todas as normativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Unir saberes da medicina ocidental às crenças e tradições indígenas possibilita agregar melhores condições à saúde das mulheres e bebês atendidos.

Publicado em 08/06/2022