AÇÃO SAÚDE ITINERANTE: DSEI Leste promove mutirão e realiza mais de 500 atendimentos em comunidades indígenas

A equipe de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima realizou dos dias 29 de novembro a 05 de dezembro mais uma Ação Itinerante de Saúde. Os atendimentos foram realizados com o objetivo de levar ações de prevenção e promoção da saúde em locais onde as dificuldades de acesso à assistência são maiores por diversos motivos.

A iniciativa contou com o apoio da Sesai e da conveniada Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba(MG). “As pessoas têm dificuldades com o deslocamento das aldeias até às Unidades Básicas de Saúde para a realização de exames, para ir a um dentista e tantas outras especialidades que contribuem e promovem o bem-estar. Esta ação leva o atendimento às comunidades contribuindo com o conforto e cuidando da saúde destes indígenas”, destaca o coordenador local da FSVP, Ademar Brito.

Ação Itinerante realizada pelo DSEI Leste Roraima contou com a participação de 13 profissionais de diversas áreas como técnico de laboratório, enfermeiros, médico, assistente social, nutricionista, técnicos de enfermagem, odontólogo e auxiliar de saúde bucal. Para a realização das atividades e o sucesso da ação, a equipe de saúde contou com o suporte dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) que atuam junto às comunidades.

Neste período, mais de 1500 procedimentos de saúde foram realizados e 500 indígenas das comunidades Serra do Sol e Kumaipá atendidos pela equipe.

Publicado em 09/12/2021