Treinamento aborda a importância da Medicina Tradicional Indígena no DSEI de Leste de Roraima

Na última semana, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos da Fundação São Vicente de Paulo, que a atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Leste de Roraima, participaram de um treinamento sobre a importância da medicina tradicional indígena.

O treinamento, realizado em parceria com o núcleo de segurança do paciente, foi ministrado pela assessora de coordenação do DSEI, Iolanda Pereira da Silva que pertence a Etnia Makuxi.

Na ocasião, a Coordenadora explicou os benefícios desta prática muito comum nas comunidades indígenas. “Os índios usam a medicina tradicional indígena há muitos anos, antes mesmo de existir a medicina alopática. Desde então, sempre foram feitos por eles os banhos para lavar as feridas, inalação a vapor para curar doenças, ervas para curar algum tipo de torção ou qualquer outro traumatismo nos ossos”, explicou.

Para Iolanda,  é fundamental que os profissionais que atuam na saúde indígena tenham conhecimento sobre a medicina tradicional e que o trabalho desempenhado por estes profissionais sejam alinhados ao trabalho que é feito culturalmente pelos índios.  “Nas comunidades, nós temos os profissionais indígenas que mesmo que não tenham passado por uma faculdade, ele têm o seu conhecimento, o dom que Deus deu a eles. Nós temos o pajé que para nós é um médico, uma vez que ele é quem faz o diagnóstico e todo o tratamento todo do paciente. Temos também, os rezadores que tratam da saúde dos pacientes por meio das orações e as parteiras que são as responsáveis pelos partos. Então, é imprescindível que os profissionais que trabalham na saúde indígena tenham consciência da importância disso e que o trabalho deles venha para agregar o trabalho já feito pelos índios nas comunidades”, completou.treinamento

Publicado em 04/02/2019