Setembro Amarelo: DSEI Cuiabá realiza ações de conscientização sobre depressão e suicídio na Aldeia Naboreal

Encerrando as atividades da campanha Setembro Amarelo que foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina para prevenir e reduzir o número de suicídios no país, profissionais que integram a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá promoveram atividades de conscientização sobre depressão e suicídio na Aldeia Naboreal. Na ocasião, foi realizada também, uma roda de conversa com os profissionais do Polo Pakuera.

A iniciativa foi coordenada pela psicóloga indígena Nonoguari Comaecureudo Lima. “O evento foi muito produtivo uma vez que contamos com a participação de toda a comunidade. Na oportunidade, fizemos uma roda conversa sobre depressão e suicídio e a comunidade foi muito participativa questionando e tirando todas as dúvidas sobre o tema”, destaca a psicóloga.

Dados da ABP revelam que 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Vale lembrar que, reduzir o índice de suicídio nas comunidades indígenas é um dos indicadores da saúde indígena e também uma das prioridades do DSEI Cuiabá.

Publicado em 30/09/2020