Notícias

Sesai reforça a cobertura de vacinação em todo o Brasil

Entre os dias 22 de abril e 21 de maio de 2021, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde vai levar imunizantes às áreas indígenas dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O esforço para ampliar a imunização faz parte da Semana Mundial de Vacinação organizada pela Organização Pan-Americana da Saúde e foi cuidadosamente planejada por técnicos da SESAI para que as regiões que mais precisam sejam priorizadas na vacinação.

Com o MVPI, a SESAI busca aumentar coberturas e acesso à vacinação, fortalecer a obtenção de dados sobre doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas nas aldeias, completar esquemas de vacinação de públicos de diversas faixas etárias e intensificar o planejamento de ações de imunização conjuntas entre DSEI e Coordenações Estaduais ou Municipais de Saúde.

Toda a população indígena das áreas priorizadas será beneficiada pela iniciativa, uma vez que serão oferecidas doses de vacinas, conforme Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas. Um monitoramento mais detalhado será feito nos grupos prioritários que reúnem crianças menores de 1 ano, crianças de 1 a 4 anos, mulheres em idade fértil, dos 10 aos 49 anos e em idosos acima de 60 anos.

Vacinas disponíveis – O Mês de Vacinação dos Povos Indígenas vai oferecer todos os imunizantes disponíveis no calendário nacional durante a ação. Os indígenas poderão ser imunizados contra várias doenças, como: Hepatite B, Hepatite A, Rubéola, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, Difteria, Tétano, Poliomielite, Febre Amarela, Varicela, formas graves de Tuberculose, Gastroenterites causadas por Rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), Influenza, Pneumonias, Meningites e outras infecções bacterianas graves.

Seguindo as orientações sanitárias para eventos e viagens durante a pandemia de COVID-19, não será realizada a tradicional cerimônia de abertura que sempre marcou a iniciativa.

Para o Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, o MVPI vai colaborar para aumentar a proteção dos indígenas brasileiros contra doenças que podem ser evitadas por meio da imunização. “Nosso compromisso é chegar a todas as pessoas que são atendidas pela Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, incluindo-se os locais mais distantes e de difícil acesso, garantindo assim a qualidade de vida aos indígenas brasileiros”, garantiu o Secretário Robson.

 

(Fonte: Sesai)

Publicado em 29/04/2021