Notícias

SESAI, Conasems e Conass discutem a saúde indígena

O Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, se encontrou na manhã desta quarta-feira (10/02) com os secretários executivos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) para conversar sobre a integração dos estados e municípios em prol da saúde indígena.

“A gente quer melhorar ainda mais os serviços que são prestados pelos municípios brasileiros à nossa população indígena, seja àquela população atendida pela SESAI, mas também por àquela população atendida dentro do contexto urbano, diretamente na atenção primária dos municípios”, comentou o secretário Robson.

Durante as reuniões, o Secretário Robson apresentou as ações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), pontuou os pontos fortes e os que precisam de mais atenção e mostrou o vacinômetro no site da SESAI, onde é possível acompanhar a porcentagem de indígenas que já foram vacinados contra a COVID-19.

“Nós vamos divulgar todo o material e o site (da SESAI) porque informação é o que nós devemos passar aos gestores municipais. O Conasems é parceiro e está à disposição”, afirmou o Secretário Executivo do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira.

Todos os secretários avaliaram os encontros como positivos. “ Estávamos querendo a reunião há muito tempo. A gente quer fazer um trabalho em conjunto que possa ter resultado e resposta para aquilo que é um ponto importante no Sistema Único de Saúde (SUS) ”, avaliou o Secretário Executivo da Conass, Jurandir Frutuoso.

Ao fim das reuniões, o Secretário Especial da SESAI foi convidado a apresentar as ações da saúde indígena na próxima reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

 

(Fonte: Sesai) 

 

Publicado em 12/02/2021