Seriedade e compromisso marcam trabalho realizado pela Fundação São Vicente de Paulo na prestação dos serviços a saúde indígena

dsei alto 2A Fundação São Vicente Paulo de Paraopeba/MG é uma instituição de saúde e assistência social de caráter filantrópico e beneficente que até pouco tempo, dedicava-se essencialmente à assistência hospitalar. No entanto, em busca de ampliar o seu campo de atuação, a Fundação vem desde o final ano passado, implementando também, ações na saúde indígena.

Por meio de convênio com o Ministério da Saúde, a instituição atua nos DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Alto Rio Negro (AM), Leste de Roraima (RR) e Cuiabá (MT). O trabalho é desenvolvido com o apoio técnico operacional e da gestão estratégica de indicadores de desempenho, conforme determina a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) e as especificidades socioculturais dos povos indígenas (SasiSUS).

Assegurar às comunidades indígenas o direito a um atendimento de saúde digno tem sido uma das maiores preocupações da Fundação São Vicente de Paulo conforme destaca a Gestora de Projetos, Cibele Santana.  “Em meio aos desafios e as dificuldades de deslocamento enfrentadas cotidianamente, as equipes de profissionais da Fundação São Vicente de Paulo, que atuam nos três Distritos, não medem esforços para levar atendimento às comunidades. Existe uma preocupação muito grande em garantir o acesso aos serviços de saúde e assim, melhorar os indicadores de desempenho de cada lugar”, afirma a gestora ao reforçar que os recursos repassados à Fundação para a saúde indígena são utilizados de forma séria e transparente.

Alto Rio Negro

No DSEI de Alto Rio Negro, o atendimento é feito a 29.102 indígenas de 451 aldeias. No total, são 25 polos base, sendo 19 em São Gabriel da Cachoeira, três em Santa Isabel do Rio Negro e três em Barcelos. Além dos polos, o serviço de saúde é prestado em três Unidades Básicas de Saúde Indígena, nas quais as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) são distribuídas, para que haja 100% de cobertura assistencial da população do Distrito. O acesso às comunidades acontece via terrestre, aéreo e fluvial, já que a extensão territorial é de 294.502,64 km².

dsei alto

Leste de Roraima

O Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima é responsável pela atenção básica à saúde dos povos indígenas Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Taurepang, Sapará e Wai-Wai, vivendo em 321 aldeias com uma população total de 48.906 habitantes (conforme Censo Demográfico ajustado para junho de 2017). A assistência é dividida em 34 polos-base e 11 regiões geográficas - Serras, Surumu, Baixo Cotingo, Raposa, Amajari, Taiano, Murupu, Serra da Lua, Ingarikó e Wai-Wai. Os polos estão distribuídos em 32 Terras Indígenas que somam onze municípios em uma abrangência de 3.912.959 hectares

dsei leste redução mortalidade infatil

Cuiabá

O Distrito Sanitário Especial Saúde Indígena Cuiabá possui uma população de 6.866 indígenas, em 122  aldeias, dispersas em 23 terras indígenas, no Estado de Mato Grosso. No total, são dez polos base sendo quatro administrativos: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Brasnorte e seis assistenciais: Chiquitano, Bacaval, Três Lagoas, Rio Verde, Meruri e Pakuera. O distrito conta com 38 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI). O acesso utiliza os modais terrestre fluvial, totalizando uma extensão territorial de 2.301.034,77 hectares.

dsei cuiabá

Publicado em 30/08/2019