Notícias

MISSÃO INTERMINISTERIAL: Yanomami e Raposa Serra do Sol recebem quatro toneladas de insumos

Decolou de Brasília nesta segunda,29, mais uma aeronave da Força Aérea Brasileira levando médicos e enfermeiros das Forças Armadas, além de itens de proteção individual e insumos médicos. Os profissionais e insumos vão beneficiar cerca de 2,5 mil indígenas das etnias Yanomami, Macuxi e Ye'Kuana que vivem nas reservas Yanomami e Raposa Serra do Sol, em Roraima.

 

O Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga salientou que esta não é a primeira missão de apoio das Forças Armadas em Terras Indígenas. "Estamos, frequentemente, apoiando e cuidando da população que se encontra em localidades de difícil acesso. Já realizamos 133 ações em comunidades indígenas na Amazônia. Nesta missão, estamos levando assistência à saúde, além de máscaras cirúrgicas, álcool etílico, testes rápidos, protetor facial, toucas e medicamentos. Sempre obedecemos aos princípios da autonomia e respeito à diversidade cultural dos indígenas", explicou o Vice-Almirante Carlos Chagas.

 

Participa da operação o coordenador substituto de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS/Funai), Jairo Almeida, que embarcou com a equipe de saúde. São 21 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que atuarão em conjunto com profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em 136 aldeias. "A articulação entre os diversos órgãos foi fundamental para que os povos da Terra Indígena Raposa Serra do Sol recebam atendimento médico em tempo. A Funai tem trabalho para atender todas as comunidades indígenas do país e garantir a proteção das aldeias", afirmou o coordenador.

Operação Covid-19

Em três meses, o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, transportou 350 toneladas de materiais de saúde. No total, foram 1.038 horas de voo, o suficiente para dar 11 voltas ao planeta, uma a cada nove dias de Operação Covid19. Foram realizadas mais de 2,6 mil descontaminações de espaços públicos, transportadas 16 mil toneladas de material de saúde, nos modais aéreo e terrestre, entregues mais de 570 mil kits de alimentação, realizadas mais de 19 mil doações de sangue, dentre inúmeras outras ações.

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

 

(Fonte: Funai)

Publicado em 30/06/2020