Notícias

Mesmo sem registro de casos, DSEI Leste amplia ações de prevenção ao Corona Vírus

Mesmo sem casos registrados ou em investigação, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima tem intensificado as ações de prevenção ao COVID-19, corona vírus.

O Distrito vem implementando, desde de janeiro deste ano, ações que impeçam a expansão do vírus nas comunidades indígenas. “Devido ao grande fluxo de indígenas para os países vizinhos como a Venezuela, desde o dia 30 de janeiro, o DSEI Leste tem se preocupado com a expansão do Corona vírus. O Distrito participou da elaboração do Plano de Contingencia do Estado de Roraima, e desde então, vem implementado ações preventivas e de orientação nas aldeias”, destaca Aldemar Brito, Coordenador Local da conveniada Fundação São Vicente de Paulo no DSEI Leste.

Vale ressaltar que, na última semana, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores, medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o Novo Coronavírus. As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas” elaborado pela equipe técnica da SESAI, em conjunto com o Comitê de Operações de Emergências (COE), traz orientações de como deve ser o atendimento aos indígenas com sintomas relacionados ao COVID 19.

De acordo com o documento, os casos suspeitos de COVID-19 terão prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento. O registro do atendimento também deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), no menor tempo possível.

É importante frisar que, mesmo diante da situação e da recomendação de isolamento social, as equipes multidisciplinares continuam prestando assistência e realizando atendimentos nas aldeias que ficam sob a responsabilidade do DSEI Leste.

 (Com informações da Sesai Notícias)

Publicado em 27/03/2020