Notícias

Hospital São Vicente: Aparelho de Raio X volta a funcionar em momento que serviço de radiologia é essencial

Inativo desde 2014, o procedimento de Raio X voltou a ser realizado no Pronto Atendimento do Hospital São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG) no último sábado, 1º. A aquisição do novo equipamento foi feita com o apoio da Prefeitura de Paraopeba.

Especialista em radiologia, Fabiano Franco M. Prado explica que a radiografia ainda tem papel relevante na investigação e no controle das patologias do tórax. “A radiografia ainda hoje é utilizada como método de escolha na avaliação inicial de várias regiões do corpo, ela tem papel importantíssimo no diagnóstico e controle de patologias podendo ser realizada com agilidade, principalmente, quando é utilizada a radiografia digital”, ponderou.

O radiologista destaca ainda, a importância da realização deste procedimento, sobretudo, neste contexto de pandemia. “Os achados de radiografia de tórax nas infecções pulmonares dentre elas o novo coronavírus estão bem definidos e descritos na literatura com múltiplas fontes de informação e disponibilidade ampla para os profissionais de saúde”, completou Fabiano.

Para o Presidente da Fundação São Vicente de Paulo, Dr. Felipe Massote, o novo aparelho será de grande importância para a comunidade de Paraopeba. “A gente sabe que o aparelho de raio x não tem a mesma eficácia dos tomógrafos que, inclusive, é um aparelho muito dispendioso. Mas, é importante o Pronto Atendimento dispor de um raio x neste momento que estamos diante de uma doença que acomete os pulmões e que já levou a óbito quase cem mil brasileiros. Acredito que o procedimento volta a ser realizado em um contexto que o torna essencial para o Hospital. Não podemos deixar de gradecer o apoio da gestão municipal para mais esta conquista da instituição”, concluiu. 

Publicado em 05/08/2020