Fundação São Vicente de Paulo realiza atendimento nos Polos Base de Estrada, Ilha das Flores, Camarão e Tunuí

Profissionais da Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba/MG (FSVP) visitaram recentemente os Polos Base de Estrada, Ilha das Flores, Camarão e Tunuí, que são administrados pelo Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena(DSEI) de Alto Rio Negro(AM) .

Na ocasião, a equipe da Fundação se reuniu com as comunidades para dialogar sobre a situação de cada local.

Segundo o Coordenador Local da FSVP, o foco principal da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) tem sido o combate à malária. “Há muito empenho da EMSI e também, do Núcleo IV que atua no DSEI, para a contenção e equilíbrio das notificações de Malária, que é um dos indicadores de maior prioridade. Por meio da implantação de mosquiteiros e da coleta de lâminas para diagnóstico estamos obtendo ótimos resultados no que tange a redução do índice de Malária na maioria destes Polos Base”, destacou Maicon Simões.

Embora o deslocamento até essas áreas seja muito difícil, o Coordenador afirma que a equipe não tem medido esforços para levar atendimento as comunidades. “O Polo Base de Ilha das Flores, por exemplo, tem mais de cem comunidades e o acesso a todas elas são feitos por via fluvial.  Uma equipe com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem visitam de 3 a 4 aldeias por dia para que todas elas sejam atendidas. Já realizamos mais de 700 atendimentos só de enfermagem, sem contar os outros profissionais que também visitaram o Polo. Em conversa com as Lideranças desta comunidade foi exposto que as equipes têm comparecido constantemente promovendo melhorias e qualidade no serviço. Muitos revelaram que o Polo ficava cerca de até quatro meses sem equipe em área”, completou.

Vale lembrar que, o DSEI de Alto Rio Negro é responsável pela gestão de 25 Polos Base, sendo 19 em São Gabriel da Cachoeira, 03 em Santa Isabel do Rio Negro e 03 em Barcelos. O total de indígenas nestes Polos é de cerca de 30 mil.  WhatsApp Image 2019 03 21 at 16.22.04

Publicado em 21/03/2019