Fundação São Vicente de Paulo busca ampliar os índices dos indicadores nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

A Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba-MG(FSVP), que é a conveniada responsável pela gestão dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de Leste de Roraima, Alto Rio Negro e Cuiabá, já está atuando para melhorar os indicadores de saúde das aldeias nestes 3 Distritos.

Segundo a Antropóloga da Fundação, Lêda Martins, nesta primeira fase está sendo realizado um diagnóstico para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos Distritos. “Nós começamos no Distrito de Leste de Roraima um processo de identificação das localidades e setores que precisam de uma atenção maior. Em conjunto com a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi) e dos profissionais do Distrito, estamos realizando um diagnóstico das ações que precisam ser realizadas neste DSEI a curto e médio prazo para a melhoria dos indicadores”, afirmou.

A Antropóloga ressalta, ainda, que a FSVP tem se preocupado em estabelecer colaborações com profissionais capacitados para apoiar os Distritos em todos os setores. “A Fundação está sendo proativa em apoiar os Distritos em busca de melhorar os serviços e consequentemente os resultados.  Nos casos em que é detectada a necessidade de outros profissionais, a FSVP vai em busca destes profissionais e de parcerias. Nós identificamos os serviços que o Distrito necessita e estamos procurando dar o suporte que falta aos profissionais”, destacou Lêda.

A fase de diagnóstico teve início no DSEI de Leste de Roraima e será realizada nos próximas semanas, no DSEI de Alto Rio Negro e posteriormente no Distrito de Cuiabá. “Passada a fase de diagnóstico e pactuação de ações, os próximos 90 dias serão dedicados às intervenções prioritárias”, completou a antropóloga.  saude indigena

Publicado em 13/02/2019