Etapas Distritais permitiram entender melhor as necessidades e demandas dos povos indígenas, afirma Presidente da FSVP

Fundação São Vicente de Paulo participou das Etapas Distritais em Cuiabá, Leste de Roraima e Alto Rio Negro

A Fundação São Vicente de Paulo de Paraobepa/MG participou da Etapa Distrital da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) realizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro/AM. O evento aconteceu na comunidade indígena Ilha de Duraka entre os dia 14 e 16.
Esta foi a terceira Etapa Distrital que a FSVP participa neste mês, uma vez que a Fundação marcou presença nas etapas distritais de Cuiabá e Leste de Roraima.
De acordo com o Presidente da Fundação, Dr. Felipe Massote, a FSVP foi muito bem acolhida nas três etapas distritais. “Estamos muito agradecidos pela oportunidade de participar das etapas distritais da 6ª Conferência de Saúde Indígena. Para nós foi uma grande oportunidade de conhecer melhor as questões importantes para os DSEI com os quais trabalhamos e conhecer melhor as lideranças indígenas e outros parceiros da saúde indígena”, destacou.
Ainda segundo o Presidente, a participação nestas etapas foi uma oportunidade de entender melhor as necessidades e de demandas dos povos indígenas. “A participação nas etapas distritais da 6ª CNSI nos deu a oportunidade de entender melhor as necessidades de cada DSEI e as demandas dos povos indígenas. A conferência traça de forma democrática e plural o caminho a trilhar. É um espelho de como está a assistência à saúde dos povos indígenas e ao mesmo tempo é uma luz para as ações e investimentos futuros”, salientou.
A 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) será realizada de 27 a 31 de maio de 2019 e terá como um de seus principais pilares a defesa da saúde como direito de todos.
Para Massote, a Conferência Nacional será de grande importância na consolidação da Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas(PNASPI). O presidente adianta que a Fundação São Vicente de Paulo planeja participar ativamente da Etapa Nacional. “A 6ª CNSI será de grande importância, pois irá consolidar a atualização da Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas-PNASPI que norteará as ações de política pública para os povos indígenas. A FSVP planeja participar ativamente da Etapa Nacional e contribuir da melhor forma possível em tudo que for possível”, finalizou.

Foto: Luís Oliveira/SESAI-MS

etaparionegro