Notícias

DSEI Leste recebe cartilha de atenção psicossocial aos povos indígenas; Material foi elaborado com o apoio de Iolanda Pereira da Silva da Etnia Makuxi

Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Leste de Roraima está entre os 34 Distritos que receberam a cartilha de atenção psicossocial aos povos indígenas elaborada por meio da cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e indígenas que atuam no DSEI. O lançamento do material, que contou com a colaboração da Psicóloga Jaqueline Beatriz Henker juntamente com a assessora de coordenação do Distrito, Iolanda Pereira da Silva, ocorreu na última sexta-feira, 23, na sede da Casai Leste de Roraima.

Na ocasião, Iolanda Pereira da Silva, que pertence a Etnia Makuxi, destacou a importância da publicação que aborda temas como a notificação de violência em povos indígenas, o combate ao suicídio e o uso prejudicial do álcool dentre outros. “Os materiais foram produzidos com a participação de indígenas e trabalhadores da saúde, e quem define os seguimentos representativos desses trabalhos é a comunidade indígena, já que a nossa visão de mundo é diferente de quem vive na cidade”, destacou Iolanda. 

Com apoio da conveniada Fundação São Vicente de Paulo, Iolanda vem desenvolvendo um importante trabalho no que tange às práticas da Medicina Tradicional no DSEI Leste.  A colaboradora relata o conceito de saúde na visão das comunidades indígenas “A saúde, para nós, está ligada à caça, à pintura, à dança e à nossa cultura”, acrescenta Iolanda.

Vale ressaltar que, todos os Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI´s receberam a Cartilha que inclui diretrizes e orientações para trabalhadores da saúde sobre os cuidados em saúde mental no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. As publicações já estão na Biblioteca Virtual em Saúde. 

 

Publicado em 27/01/2020