DSEI Leste realiza a I Oficina Local da Medicina Tradicional na Comunidade Livramento em Tabaio

Comunidade Livramento, região Tabaio- RR

O Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (DSEI Leste) encerrou no último dia 07, a I Oficina Local da Medicina Tradicional realizada na Comunidade Livramento na região de Tabaio.

A oficina foi ministrada pela assessora de coordenação do DSEI, Iolanda Pereira da Silva, que pertence a Etnia Makuxi. “Foi um momento importante para a comunidade Livramento e, principalmente, para as lideranças indígenas que puderam transmitir seus conhecimentos”, destacou a assessora.

É importante ressaltar que, com o apoio da Fundação, que é umas das conveniadas que atuam na saúde indígena do país, Iolanda vem desenvolvendo um importante trabalho no que tange às práticas da Medicina Tradicional no DSEI Leste.  “A Fundação São Vicente de Paulo entende a importância de alinhar o trabalho dos profissionais que compõem as equipes multidisciplinares com as práticas culturais e crenças dos povos indígenas. Por isso,  a conveniada apoia e incentiva o conhecimento sobre a medicina tradicional”, reforça Aldemar Brito, coordenador local da Fundação no DSEI Leste.

Vale lembrar que, esses treinamentos buscam resgatar a medicina tradicional, transmitindo conhecimento empírico indígena acerca da medicina da floresta. Durante as oficinas, os profissionais aprendem a produzir medicamentos como analgésicos, vitaminas, anti-inflamatórios, xaropes, líquidos e pomadas.

Publicado em 12/02/2020