DSEI LESTE: Indígena da etnia Macuxi é a primeira pessoa vacinada em Roraima

Em Roraima, a vacinação contra a COVID-19 teve início nesta terça-feira, 19. A primeira pessoa a tomar vacina foi a indígena da etnia Macuxi Iolanda Pereira da Silva, que é Pajé da comunidade Uiramutã e considerada uma grande referência na prática da medicina tradicional do Estado.

Para os profissionais da saúde indígena que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima a vacinação da população indígena representa um marco na batalha contra o coronavírus. “Foi um momento de muita emoção para todos os profissionais que tiveram na linha de frente durante esta pandemia. A vacina representa a esperança.  A equipe está pronta para vacinar toda a população das aldeias”, destacou o coordenador local da conveniada Fundação São Vicente de Paulo, Aldemar Brito.

Por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), o Ministério de Saúde, pretende vacinar mais de 410 mil indígenas e 20 mil profissionais de saúde indígena contra a COVID-19, em todo Brasil. A imunização acontece em aproximadamente 6 mil aldeias dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do País e incluem também as especificidades da ADPF 709. As primeiras doses da vacina começam a chegar em áreas indígenas simultaneamente na terça-feira, 19 de janeiro.

O Governo Federal adquiriu as primeiras seis milhões de doses da vacina, produzida pelo Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, para imunizar inicialmente o grupo prioritário contra a COVID-19, incluindo-se os indígenas. "Conforme os planos do Governo Federal de imunização da população brasileira, os indígenas são população prioritária. A vacinação é voluntária, ou seja, não é obrigatória e destina-se a indígenas acima de 18 anos", explica o Secretário da SESAI, Robson Santos da Silva.

De acordo com o levantamento da SESAI, o Brasil tem aproximadamente 755 mil indígenas sob responsabilidade do SasiSUS. Desses, 410 mil têm idade acima de 18 anos e serão imunizados neste primeiro lote. Os profissionais de saúde das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena dos 34 DSEI também serão vacinados. As doses incluem ainda os indígenas amparados pela ADPF 709.

O primeiro caso de COVID-19 em área indígena do país foi registrado em abril de 2020, no DSEI Alto Rio Solimões. O Distrito tem a segunda maior população indígena do Brasil com aproximadamente 70 mil indígenas de 27 etnias, distribuídos em 236 aldeias. Por isso, a aldeia Umariaçu I foi escolhida pela SESAI para iniciar a campanha de imunização contra a COVID-19.

(Com informações da Sesai)

Publicado em 21/01/2021