Notícias

DSEI Leste capacita profissionais para prevenção ao Coronavírus

                                         Foto: Folha de Boa Vista

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima deu início a capacitação dos profissionais para atuarem na aplicação de um plano de prevenção ao Coronavírus nas comunidades indígenas. A ação está sendo voltada para a equipe técnica de saúde, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os cursos ministrados pela própria equipe de profissionais da área da saúde aos demais colaboradores estão sendo realizados com o objetivo de preparar e conscientizar esses profissionais que atuam nas comunidades indígenas da região.

De acordo com a assistente administrativa Jozianha Albuquerque, que está participando da elaboração do Plano, a capacitação visa orientar a população indígena a respeito dos cuidados necessários para prevenção da doença infecciosa. “A preocupação inicial do DSEI em relação à prevenção ao Coronavírus é a fronteira com a Venezuela, que é aberta e deixa os nossos indígenas vulneráveis. E não somente os indígenas, mas a equipe de médicos, técnicos e enfermeiros que atuam nas áreas também ficam expostos à contaminação”, explicou.

Jozianha frisa ainda, que a capacitação da equipe técnica atende aos critérios que têm sido exigidos pelo Ministério da Saúde, uma vez que a pasta já está trabalhando na aplicação de um plano de contingenciamento para todo o país.

Para esse trabalho de capacitação inicial, o DSEI conta com a ajuda profissional do enfermeiro Paulo César, que é responsável pelo Núcleo 2 de atuação no Distrito. “Entre as medidas protetivas utilizadas estão o uso de máscaras cirúrgicas, a higienização das mãos com álcool 70%, é importante destacar que não é qualquer álcool que serve para higienização. Além dessas medidas vamos fazer um trabalho de educação de saúde com palestras de orientação sobre o assunto, para que a população se previna não somente do Coronavírus como de outras patologias”, enfatizou o enfermeiro. 

Sobre qualquer caso de suspeita, o DSEI orienta que o paciente deve ser encaminhado ao município de Boa Vista, pois o atendimento da equipe é somente primário, ou seja, de orientação e proteção. (Com informações da Folha de Boa Vista)

Publicado em 06/02/2020