DSEI Cuiabá faz alerta sobre o COVID-19 e orienta indígenas a não saírem das Aldeias

Conselheiros indígenas e profissionais da equipe multidisciplinar da Fundação São Vicente que atuam no Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Cuiabá visitaram as Aldeias Wasusu e Gomes Carneiro, ambas localizadas na região de Rondonópolis e Comodoro no Mato Grosso, para alertar as comunidades sobre a medidas de prevenção ao COVID-19, novo corona vírus.

Na ocasião, os profissionais orientaram aos indígenas que não saiam das Aldeias neste período de pandemia mundial.  “A orientação é que eles saiam apenas em casos de extrema urgência.  A maioria das Aldeias já suspenderam visitas de pessoas de fora permitindo apenas a entrada da equipe de saúde. Ainda não temos uma definição se terá a entrada dos profissionais nos próximos dias, mas de qualquer forma, já estamos orientando sobre as medidas de precaução para evitar a proliferação do corona vírus”, afirmou Guilherme Chaves, Coordenador Local da conveniada Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG).

Presente na reunião com os indígenas da Etnia Nambiquaras na Aldeia Wasusu em Nova Lacerda, a técnica de enfermagem Tereza Cristina Braga Santos Marins destaca as medidas acertadas junto ao Cacique líder da comunidade. “ Nós estamos fazendo a prevenção do vírus para que os indígenas não sejam contaminados, Ficou acordado eu eles não irão mais às fazendas, que é um passeio que eles gostam muito de fazer, então, eles não irão mais passear. Vão ficar nas Aldeias”, destacou a auxiliar de enfermagem.

Já na Aldeia Gomes Carneiro, as orientações aos indígenas da etnia Boe Bororo foram repassadas com o auxílio do odontólogo Dr. Frederico Rocha Couto. “Aproveitamos a reunião marcada pela Funai com lideranças e funcionários da escola para fazer educação em Saúde com ênfase nos protocolos adotados, ajustes de condutas e cuidados frente à atual situação do COVID19”, ponderou Dr. Frederico.

Publicado em 20/03/2020