Notícias

DSEI ARN: Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Polo Base Iauaretê inicia imunização contra Covid-19

 

Profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro (ARN) que integram a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Polo Base Iauaretê iniciaram no último sábado, 23, a imunização contra Covid-19 dos indígenas das etnias Tucano e Tariano.

A primeira indígena da região a receber o imunizante foi Dona Ercília Ramires, de 100 anos, da etnia Dessana, que recebeu informações sobre a vacina na língua tucano, do técnico de enfermagem desta mesma etnia, Rivaldo Meireles.

De acordo com a enfermeira Thays Henrique, que coordena a vacinação no Polo Base Iauaretê juntamente com o enfermeiro Paulo Vitor Machado, a estimativa é vacinar mais de 2.600 indígenas. “Durante estes três dias conseguimos vacinar 400 indígenas e todos aceitaram bem a imunização. Antes da aplicação, nós fazemos as orientações necessárias. Todos estão respeitando os dias de atendimento, o distanciamento, o uso de máscara e a documentação exigida”, destacou a profissional.

Vale ressaltar que o Ministério de Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), estima vacinar mais de 410 mil indígenas e 20 mil profissionais de saúde indígena contra a COVID-19, em todo Brasil. A imunização acontece em aproximadamente 6 mil aldeias dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do País e incluem também as especificidades da ADPF 709.

 

(Com informações da Sesai)

Publicado em 25/01/2021