Notícias

DSEI ALTO RIO NEGRO: material elaborado em quatro línguas indígenas vai apoiar profissionais de saúde na conscientização contra o COVID-19

Em busca de proteger as comunidades indígenas do Alto Rio Negro da pandemia do coronavírus, o  Instituto Socioambiental (ISA), localizado em São Gabriel da Cachoeira (AM), mobilizou esforços para elaborar cartilhas informativas nas línguas BaniwaDâwNheengatu e Tukano . O material será levado às comunidades indígenas pelos profissionais de saúde do DSEI-ARN (Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro).

Com versão disponível em português, a cartilha será usada também, no município pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), assim como por outros multiplicadores da área de educação, meio ambiente e saúde, como os agentes indígenas de manejo ambiental (Aima’s), lideranças e comunicadores indígenas. “As cartilhas chegam em um momento excelente. Justo quando nossas 25 equipes multidisciplinares de saúde vão entrar em campo para trabalhar a prevenção ao Covid-19. Educação e saúde caminham juntas e a conscientização sobre essa nova doença, feita de forma adaptada ao contexto cultural, é fundamental para o trabalho dar certo”, afirmou Sediel Ambrósio, enfermeiro e responsável pelo núcleo II de Planejamento, Gestão do Trabalho e Educação Permanente do DSEI-ARN. Sediel irá participar da entrega dos materiais aos 25 pólos base de saúde que existem na área do DSEI-ARN.

É importante ressaltar que, as ações de comunicação, educação e informação estão previstas no Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas do DSEI-ARN, que abrange os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, com total de aproximadamente 30 mil indígenas atendidos.

Neste plano, os especialistas alertam para a vulnerabilidade dos índios da região em relação à Covid-19, uma vez que 10% dos aldeados são maiores de 60 anos e estão no considerado grupo de risco da doença. Além disso, chamam a atenção para o alto índice de morbidades ligadas à Influenza (gripe) e pneumonia, além de doenças relacionadas ao aparelho respiratório e circulatório.

O material informativo será disponibilizado em um livreto de papel reciclado e também formato digital. A partir deste conteúdo serão distribuídos ainda podcasts educativos pelos comunicadores da Rede Wayuri para serem compartilhados, via celular, nas línguas indígenas.

Vale lembrar que, as equipes do DSEI-ARN e Semsa já vêm usando a rede de radiofonia da Foirn para informar às comunidades indígenas sobre o agravamento da pandemia no Brasil e na região amazônica. (Imprensa Fundação com informações do Instituto Socioambiental)

Publicado em 02/04/2020