Dentista do DSEI de Cuiabá grava vídeo na língua dos Enawenês- nawê com alertas sobre o Corona vírus

Integrante da equipe multidisciplinar de profissionais da conveniada Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG), que atuam no do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá (MT), o odontólogo Marco Miyashita Fumoto gravou um vídeo com orientações sobre a prevenção do Corona Vírus (COVID -19), na língua dos Enawenês- nawê, para os indígenas desta etnia que vivem na região noroeste no Estado do Mato Grosso.

O profissional explicou a situação vivenciada no Brasil em virtude da pandemia mundial. “No vídeo, expliquei a eles que todos nós estamos apreensivos com esse novo vírus que pode afetar não apenas os idosos, mas qualquer outra pessoa. Alertei que isso está acontecendo em todo o mundo e não apenas regionalmente. Disse a eles que estou me mantendo o máximo possível em casa em respeito aos meus próximos e que eles devem fazer a mesma coisa”, afirma o odontólogo.

Na oportunidade, Marco Miyashita Fumoto orientou aos indígenas a não saírem das Aldeias. “Fiz um alerta a todos os Enawenes sobre a importância de não saírem de sua aldeia, que todos nós não indígenas estamos dentro de casa para que evitemos o contato próximo, evitando aglomerações, e o contágio desenfreado. Mostro no vídeo que meu bairro (minha aldeia) está vazia, que não há pessoas transitando na rua. Enfatizei que todos devem ficar na aldeia, uma vez que o vírus não é uma brincadeira e no vídeo eu me mostro com máscara, para evidenciar sobre a gravidade do caso em questão”, acrescentou o profissional.

Enawenês- nawê

Os Enawenês- nawê falam a língua da família Aruák e vivem em uma única aldeia localizada no noroeste do Estado do Mato Grosso. O dentista Marco Miyashita Fumoto aprendeu a língua falada por estes indígenas por prestar serviços de saúde bucal nesta comunidade há mais de sete anos.

Publicado em 24/03/2020