Dados apontam queda de 31% dos casos de malária no DSEI de Alto Rio Negro

O número de casos de malária no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Rio Negro na Amazônia, teve uma redução de 31,78 % considerando o mesmo período de 2018. É o que aponta o boletim feito pelos profissionais que atuam no núcleo 5 do Distrito.

Segundo o relatório, os dados retirados do Sistema de informação de Vigilância Epidemiológica –SIVEP/Malária revelam ainda que comparado ao mesmo período de 2017, a redução no número de casos da doença é de 8,18%.

Para o Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo no DSEI, Maicon Barbosa, os resultados são significativos. “A equipe de profissionais da FSVP vem apresentando bons resultados, atuando com contingente de pessoas menor, porém com resultados superiores. Vamos continuar intensificando as ações para reduzir os casos de malária nas comunidades indígenas. A nossa intenção é diminuir ainda mais esses números”, destacou.

São responsáveis pelo Núcleo 5 do DSEI, o Coordenador Distrital de Saúde do Alto Rio Negro,  Frankin de Souza Quirino , a  Chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena(DIASI) Iacinete Pamplona, o biólogo Luiz Carlos F. Penha  e a enfermeira Josefa da Silva.

Vale ressaltar, que as ações de controle da malária em área indígena vem sendo realizadas em parceria com a Gerência Municipal de Endemias do município de São Gabriel da Cachoeira(AM).malaria

Publicado em 08/02/2019