COVID-19: DSEI Alto Rio Negro amplia ações de prevenção em São Gabriel da Cachoeira

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, localizado em São Gabriel da Cachoeira (AM) tem ampliado as ações de prevenção ao COVID-19, coronavírus.

De acordo com Elias Albuquerque, Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo, conveniada que atua na gestão do DSEI, reforçar a importância do isolamento social e levar informações sobre a pandemia mundial para as aldeias têm sido um dos focos do trabalho de prevenção ao coronavírus. “Nós temos 24 equipes multidisciplinares de saúde, que entraram em campo recentemente para trabalhar educação e saúde no intuito de levar informações sobre o coronavírus, uma vez que muitas aldeias não têm essa informação. A maioria das aldeias de São Gabriel são isoladas, não tem acesso à TV ou qualquer outro meio de informação. Nós estamos fazendo de tudo para resguardar nossos indígenas”, afirmou o coordenador.

Elias destaca ainda, a consciência dos profissionais das equipes multidisciplinares de saúde indígena sobre a fragilidade sanitária do município de São Gabriel da Cachoeira. “São quase 50 mil habitantes dos quais 23 mil são indígenas aldeados. Entre esses 23 mil, mais de 2 mil são indígenas que tiverem recente contato com a sociedade apresentando, neste sentindo, uma fragilidade ainda maior. Então, a única forma de evitar a proliferação do COVID-19 nas comunidades é o isolamento social que vem sendo feito, já que existe um trânsito grande de indígenas para a cidade, bem como o reforço nas orientações para que eles não saiam das Aldeias. Nossas equipes continuam realizando os atendimentos de saúde, com todos os cuidados e precauções para que as comunidades não deixem de ter assistência neste período”, completou.

Sem Notificações

Na última sexta-feira, 27, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) divulgou um vídeo em seu canal do YouTube em que o Secretário Robson da Silva afirma não ter notificado nenhum caso de COVID-19 confirmado nas comunidades indígenas do país. “Nós temos trabalhado intensivamente contra o coronavírus e outras pautas. Particularmente, em relação ao coronavírus foi uma semana muito gratificantes para nós, pois conseguimos terminar mais uma semana sem notificar nenhum caso confirmado e sem nenhuma morte causada pelo COVID-19. Gostaria de agradecer o empenho das lideranças, dos caciques, das comunidades unidas que estão trabalhando na conscientização e estão nos ajudando. Agradeço também as esquipes multidisciplinares de saúde indígena, o pessoal do administrativo e os coordenadores dos distritos”, declarou o Secretário.

Vale lembrar que, a divulgação de informações é fundamental para que o combate ao coronavírus continue tendo a eficácia que, até o presente momento, a SESAI vem conseguindo alcançar.

Publicado em 30/03/2020