Notícias

Conscientização sobre o uso prejudicial do álcool marca o lançamento das Cartilhas de Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas no DSEI de Cuiabá

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá recebeu nesta semana, as cartilhas de atenção psicossocial aos povos indígenas elaboradas por meio da cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e indígenas que atuam nos 34 Distritos do país.

O lançamento do material, realizado no auditório da Coordenação Regional da FUNAI, foi organizado pela Psicóloga indígena Nonoguari Comaecureudo Lima que integra a equipe de profissionais contratados pela conveniada Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba/MG.

Durante o evento, Nonoguari fez uma breve apresentação do trabalho que vem sendo realizado na saúde mental dos indígenas atendidos pelo DSEI de Cuiabá. “Aos poucos, nós estamos construindo esse trabalho. Algumas equipes já têm um conhecimento mais avançado sobre o assunto o que é muito importante. Geralmente, os atendimentos são realizados, em sua maioria, de forma familiar e individualmente dependendo do caso. Buscamos promover rodas de conversas e contamos com algumas parcerias, como por exemplo, a do CASP em Rondonópolis”, afirmou a psicóloga.  

Na oportunidade, o Secretário da Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT), Lúcio Waane Terowaa, relatou os principais problemas enfrentados nas comunidades e destacou a importância das cartilhas que abordam temas como a notificação de violência em povos indígenas, o combate ao suicídio e o uso prejudicial do álcool dentre outros. “Hoje em dia, nós temos um problema seríssimo de saúde mental. A legislação proíbe a bebida alcoólica em nossas comunidades, mas o álcool é um grande problema.   Nós indígenas somos movidos pela espiritualidade e muito ligados à natureza. Isso nos deixa mais vulneráveis à bebida. O álcool causa efeitos diferentes que fogem ao controle”, acrescentou.

 

Publicado em 13/02/2020