Após primeiros casos de covid-19 em São Gabriel da Cachoeira, diretor do DSEI de Alto Rio Negro reforça cuidados; “A guerra começou”

No último domingo, 26, a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira e a Fundação de Vigilância em Saúde, confirmaram os dois primeiros casos de coronavírus no município, que é a porta de entrada da região conhecida como Cabeça do Cachorro, onde vivem 23 povos indígenas, além de ser via de acesso para a Terra Indígena Yanomami, entre Amazonas e Roraima.

É importante lembrar que, desde o anúncio do primeiro caso do vírus no estado, no dia 13 de Março, São Gabriel da Cachoeira vem redobrando os cuidados com a população.

Em áudio divulgado nas redes sociais, o médico Franklin Quirino que é o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro demostrou tristeza com a chegada do vírus ao município. “Infelizmente, todo esforço da equipe não foi capaz de evitar a chegada do vírus causador do coronavírus”, disse.

O coordenador pediu aos profissionais que redobrem os cuidados. “A guerra começou agora, pessoal, não vamos abaixar a cabeça [...]Deus abençoe a gente em São Gabriel da Cachoeira”, declarou o médico ao agradecer as equipes.

Franklin Quirino é um dos integrantes do Comitê de Enfrentamento e Combate à Covid-19, criado pela prefeitura, do qual também participam as Forças Armadas, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), o Instituto Socioambiental (ISA) e a Funai, entre outros órgãos e entidades. ( Fonte: Imprensa Fundação com informações do Fato Amazônico)

Publicado em 28/04/2020