Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento da Fundação São Vicente de Paulo participam de capacitação sobre saúde no território indígena

capacitação dsei 2

Os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e os Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP/Paraopeba-MG) que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira(AM), participaram na última semana, do II e III módulo do curso de Programa de Qualificação dos Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento.

De acordo com o Coordenador Local da FSVP, Elias Albuquerque, a capacitação ocorreu com o objetivo de qualificar esses profissionais que atuam junto às equipes multidisciplinares na prevenção de agravos e doenças, na recuperação da saúde dos povos indígenas, por meio de princípios técnico-científicos baseados na interculturalidade.

O curso foi realizado na Aldeia de Duraka do Polo Base de Itaperera. “Cerca de 170 profissionais participaram da capacitação que teve carga horária de 80h e abordou sobre a promoção da Saúde no Território Indígena; Processo de trabalho do Agente Indígena de Saúde e Ações de Prevenção e Agravos e Doenças e de Recuperação da Saúde dos Povos Indígenas”, destacou o Coordenador.

Iniciativa do Ministério da Saúde, a ação foi realizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), instituição responsável por toda a docência. O próximo módulo acontece no mês de novembro.

capacitação dsei

Publicado em 30/07/2019