DSEI LESTE: Agentes de Saúde e de Saneamento do Polo Base Três Corações participam de capacitação

Os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima, que atuam no Polo Base Três Corações, participaram, na última semana, do curso de atualização, realizado sob a coordenação da enfermeira Anderlane Dias e dos técnicos de enfermagem Darcken Allan e Mariza Sarmento.

Além de valorizar o trabalho destes profissionais, a inciativa, que recebe o apoio da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba (MG), visa melhorar as atividades de prevenção, manutenção e recuperação da saúde. Para o coordenador local da FSVP, Aldemar Brito, estas capacitações trazem resultados efetivos para as comunidades. “Nestes cursos os agentes recebem orientações sobre o uso dos equipamentos utilizados em campo, aprendem a identificar as doenças de forma precoce e, a troca de experiências com os colegas aliada as novas metodologias contribuem no melhor desempenho e monitoramento dessas famílias assistidas”, afirma o coordenador.

É importante ressaltar que os agentes indígenas de saúde, são responsáveis pela prevenção de doenças, acompanhamento de saúde de crianças a idosos, educação em saúde e contato com os profissionais de saúde do DSEI. Já os agentes de saneamento monitoram a qualidade da água, destinação dos resíduos sólidos, apoio na manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e também pelo trabalho de educação em saúde. Para uma população de 770 mil indígenas, o Brasil possui 7,6 mil agentes indígenas qualificados, sendo 4,8 mil AIS e 2,8 mil AISAN.

Publicado em 20/09/2021